sábado, 16 de julho de 2016

Chocolataria de Origem e Desenvolvimento Regional Sustentável

O que me motivou a escrever hoje foi a leitura do artigo da The Chocolate Journalist Sharon Terenzi, sobre a dificuldade encontrada por chocolatiers e chocolate makers no fornecimento regular e confiável de amêndoas de cacau fino, a matéria prima para chocolates de qualidade superior para a qual o mercado está disposto a pagar um valor premium. Você pode conferir esse artigo super interessante completo aqui: http://thechocolatejournalist.com/the-best-way-to-source-fine-cacao-in-2016/. Sobre as razões que tornam essa tarefa particularmente difícil do ponto de vista do local de produção do cacau eu escreverei um próximo post. Gostaria apenas de registar a seguinte contribuição considerando o momento do mercado de cacau fino no Brasil e, particularmente no Estado do Pará:

A chocolateria de origem tem, para além de remunerar com valor justo produtores de amêndoa de cacau de qualidade superior, a capacidade de empoderar comunidades, produtores, empregar profissionais locais, aumentar a diversidade de produtos e disponibilidade destes produtos mesmo no mercado local, além de sua inserção em mercados externos contribuindo para o aumento da arrecadação de impostos e desenvolvimento da indústria, ciência e tecnologia associada à inovação em processos e produtos com maior valor agregado que as matérias primas. 

Fico muito feliz quando vejo um grande chocolatier internacional ou uma grande marca de chocolates utilizando o cacau brasileiro em seus produtos, ainda mais se pagam um preço premium pela nossa matéria prima. Tudo isso é importante para a valorização do nosso cacau no mercado (e muito! Assunto que também rende um post exclusivo). 

Agora, feliz mesmo eu fico com o florescimento do nosso mercado de chocolateiras de origem no Brasil e, particularmente aqui no Pará, representando o chocolate produzido na Amazônia Brasileira. São produtores rurais e empresas que produzem aqui o chocolate feito com nossas amêndoas, criando relações éticas com nossa gente, contando suas histórias, e comendo junto o delicioso chocolate feito em parceria, que carrega o  sabor do nosso solo, as nuances do nosso clima, nos fazendo viajar em uma deliciosa experiência sensorial de sabores, saberes, pessoas, emoções e sensações singulares. 

Esse é o maior potencial do cacau fino de origem. Valorize os sabores da sua terra, nosso cacau, feito pela nossa gente! Pode ter certeza que comer chocolate nunca vai ter sido tão gostoso! 

#chocolatedeorigem #chocolatedeverdade #chocolateetico #desenvolvimentosustentavel  #cacaudopara #chocolatedopara #nossocacauechocolate


Nenhum comentário:

Postar um comentário